Turismo corporativo: tendências de gestão para os próximos anos
Você percebeu que, ultimamente, as viagens proporcionadas por empresas têm sido melhores e em locais que antes eram somente para lazer? Pois bem, elas estão investindo cada vez mais no turismo corporativo e isso mudou completamente a forma de ver esse ramo de negócios.
Contrariando a crise em que vive o país, esse setor teve resultados surpreendentes, principalmente no que diz respeito a viagens executivas. Diferentemente do turismo de lazer, este modelo se baseia em rentabilidade, otimização do tempo e dinheiro, praticidade e objetividade da viagem, mas sem perder o mais importante, conforto e prazer de estar em determinado local.
A cada dia que passa, as empresas têm aplicado, de forma estratégica, nesse ramo, por diversos motivos, entre eles, a melhora nítida de resultados dos funcionários e do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Não é por menos que, o Ministério do Turismo verificou um aumento de 400% de viagens a trabalho entre 2005 e 2015.
A seguir mostraremos quais são as tendências que estão fazendo toda a diferença no turismo corporativo junto ao BI (Business Intelligence) e porque empresas do setor já estão buscando soluções como o ASCENT BI para se diferenciar das demais.
Oferta Diferenciada ao Cliente
Graças ao grande volume informacional que um Cliente gera em suas movimentações no setor de Turismo Corporativo, empresas do setor já possuem pacotes integrados as contas de seus principais clientes onde o mesmo tem acesso a um BI próprio. A organização informacional é o que cada vez mais atrai empresas parceiras para esse diferencial.
Um BI gera ao cliente corporativo a capacidade analítica de controle de gastos; maior aproveitamento relacionado a tempo e deslocamento; poder de barganha com as companhias aérea; entre muitas outras oportunidades que, graças ao ASCENT BI, as empresas de turismo corporativo poderão se destacar.
Utilizando o Big Data
Essa nova tecnologia do mercado tem transformado a forma como as empresas e os funcionários tratam e prestam serviços aos clientes. É um conceito que setores de tecnologia usam, adotando dados estruturais e maximizando seu uso para que produtos fiquem cada vez mais assertivos ao público-alvo.
Além disso, ele pode ser auxiliado pelo Data Discovery, que ajuda na percepção de certos fatores que permitem ao viajante uma experiência diferenciada e, possivelmente, nunca antes vivida. Pelos dados coletados é possível uma visão mais integrada do todo, dando aos profissionais do ramo uma oportunidade de melhoramento processual, inovando e ganhando a confiança dos clientes.
Atualmente, a geração de informações gigantescas que a internet oferece tem influenciado no interesse das empresas e no BI pelo fato da coleta de dados ser cada vez maior, dispensando call-centers e pesquisas de campo. Ainda sim, eles precisam ter confiança e organização, mudando completamente a visão do turismo em torno do relacionamento, localização e agenda.
CRM (Customer Relationship Management) na sua empresa
Essa ferramenta permite que a empresa obtenha e partilhe informações sobre os clientes. Isso pode ajudar diretamente na análise do que é necessário melhorar e o que mais chama a atenção. Com isso, podem ser feitas, inclusive, promoções turísticas para encaminhar o fluxo para destinos estratégicos e, assim, aumentar a lucratividade em baixas temporadas.
Com certeza, isso fará com que o grau de satisfação suba consideravelmente e toda a gestão da companhia terá um retorno positivo.
Os Millennials
Mais do que viajar para o lugar, a grande aposta do turismo corporativo é justamente a ideia de aproveitar não só a acomodação, mas também os pontos turísticos, as paisagens do local, a cultura, os meios de transporte, gastronomia e até o jeito que as pessoas interagem.
A consequência de se prolongar a estadia é justamente para esse tipo de experiência única e, muitas vezes, marcante na vida das pessoas.
Então, sempre que for planejar viagens para sua empresa ou até recompensar algum funcionário pelo trabalho e produção, analise bem esses aspectos do turismo corporativo para não errar na hora de escolher o local ideal, gerando, inclusive, uma melhora no BI.